No texto anterior aqui do blog, nós falamos um pouco sobre as diversas funções das embalagens, e mencionamos a função de comunicação com o seu cliente; não só a comunicação de informações essenciais como o conteúdo da embalagem em si e dados importantes sobre o produto, mas também a capacidade que uma embalagem esteticamente agradável tem de despertar o interesse do consumidor e fazê-lo optar por aquela marca ao invés de outras.
Hoje vamos conversar de forma mais específica sobre como uma embalagem atrativa pode ajudar nessa comunicação direta com seu cliente, sendo uma ferramenta de marketing extremamente eficaz.
Optar por uma embalagem com um design moderno e eficiente, além de aumentar as vendas de seu produto chamar mais a atenção do seu consumidor, vai diminuir seus custos, pois um design de qualidade agrada seu cliente, agrega praticidade ao produto e auxilia em sua conservação, evitando assim desperdícios desnecessários.
A qualidade da embalagem escolhida por você, além definir uma primeira impressão, também pode alterar positivamente ou negativamente a experiência do seu cliente utilizando o produto. Por exemplo, mesmo que o seu produto seja de qualidade, se está sendo vendido em uma embalagem frágil demais, que rasga com facilidade e dificulta o armazenamento, pode desestimular o consumidor a voltar a comprar sua marca. Em contrapartida, se você embalar seu produto em um invólucro que, além de criativo e que chame a atenção pela qualidade, também evite transtornos no cotidiano do consumidor, provavelmente fidelizará seus clientes!
Aliás, falando sobre a qualidade da embalagem refletir no uso ou no consumo de seu produto, outro ponto que pode favorecer sua marca e fidelizar seus clientes é que se as suas embalagens forem mais práticas e passarem uma imagem de mais qualidade do que as de seus concorrentes, no momento de decidir qual comprar, provavelmente sua marca será escolhida, pois o consumidor tem a embalagem como um dos critérios fundamentais.
Vale lembrar também que ainda é possível aplicar o marketing na hora de pensar em sua embalagem utilizando a seu favor a forte tendência do mercado em apostar na preservação ambiental, como já mencionamos em nosso último post aqui no blog.
Por exemplo, se você tem uma marca e cosméticos que não realiza testes em animais, será extremamente vantajoso para sua marca apostar em marketing nesse sentido, pois a preservação ambiental é uma demanda cada vez maior dos consumidores, e pensar em uma embalagem feita de materiais que não sejam agressivos ao meio ambiente, ou então que possam ser reutilizados em outras funções, pode ser uma excelente ideia.
Outra ideia excelente é apostar em edições especiais, com rótulos temáticos de datas comemorativas como Páscoa, dia das crianças, Natal, entre outros, porque além de esta abordagem ser atrativa para o consumidor, ela ainda aumenta as chances de fidelização, já que muitos consumidores colecionam edições especiais de determinadas embalagens.
Seja em uma apresentação atraente, no diferencial da qualidade ou através de uma campanha de marketing específica promovida por sua marca, não há dúvidas que apostar nas suas embalagens é uma medida crucial para seu sucesso, e você pode contar com a Clyrep para ter suas embalagens pensadas com os designs mais inovadores e os materiais de maior qualidade.